RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) – Alguns alunos de um colégio da cidade Fortaleza podem ter sido beneficiados com suposto vazamento de questões do Enem 2011 dois dias antes da prova. Os estudantes comentaram as previsões do colégio Christus em sites de relacionamento como twitter e
facebook. Esta não é a primeira vez que acontece um vazamento das perguntas do Exame Nacional do Ensino Médio. As perguntas idênticas as do Enem estavam nas apostilas dos estudantes.
O Ministério Público do Ceará afirmou, nesta quarta-feira (26), que encaminhará ao Ministério da Educação uma recomendação para a anulação do Enem em todo o país. O procurador Oscar Costa Filho disse, em nota, ter sido procurado por candidatos do exame e que constatou a existência de 13 questões idênticas, literalmente copiadas de um simulado elaborado na cidade de Fortaleza e encontradas nas provas do Enem.
No ano passado também houve denúncia de vazamento quando uma aplicadora do Exame teve acesso ao tema da redação ao título do texto motivador da redação. Ela avisou ao marido, que pesquisou sobre o tema na internet e repassou as informações para o filho, em Petrolina (PE). O aluno procurara professores da região para pedir dicas sobre como escrever o tema “trabalho e escravidão”. Mesmo com as denúncias, o Ministério da Educação (MEC) decidiu não cancelar a prova.
Por outro lado o Ministério da Educação (MEC) comunicou que analisa tomar medidas judiciais contra o jornal “O Globo” e o repórter Lauro Neto, que divulgaram o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 antes do momento permitido para a saída das salas de aula.
Segundo a versão do repórter publicada nesta quarta-feira, ele enviou para o jornal via SMS o tema da redação. “Bateu vontade de ir ao banheiro. Como não havia nenhum fiscal por perto, decidi testar a segurança da prova e mandei um SMS para a equipe de reportagem do Globo com o tema da redação: "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado".
Leia mais sobre esse assunto em http://oreporter.com/detalhes.php?id=62598#ixzz1btiEC6R3
©2009 - 2011. Todos os direitos reservados a O Repórter.com Ltda Me.